Coprofagia canina

14 mitos sobre gatos
9 de dezembro de 2019
Cuidado com os escorregões do seu pet
31 de janeiro de 2020
14 mitos sobre gatos
9 de dezembro de 2019
Cuidado com os escorregões do seu pet
31 de janeiro de 2020

A pergunta que não quer calar: Seu cão come cocô?

 

Um hábito que incomoda muitos tutores, mas que é perfeitamente normal. Não seja preconceituoso com seu peludo! Por outro lado, você sempre pode tentar ajudar seu animal a abandonar esse hábito, quer saber como?

 

Leia a matéria até o final!

 

O que é Coprofagia?

Do latim copro significa “fezes” e fagia significa “comer”, Coprofagia é o termo usado para falar de animais que consomem fezes, seja por mania ou por alguma necessidade nutricional.

O hábito é muito comum e é difícil encontrar um motivo específico para que o animal inicie a prática e é sempre bom lembrar que, por mais que possa ser nojento para você, para o seu animal é normal.

 

Esse hábito pode fazer mal para o meu pet?

Se o seu animal consome as próprias fezes (autocoprofagia) e estiver saudável, ele não vai ser prejudicado de forma alguma. Mas principalmente nesses casos é de extrema importância administrar bons vermífugos e manter as doses sempre em dia.

Agora, se seu cão costuma comer fezes de outros animais (alocoprofagia), pode ser perigoso, principalmente se for de animais desconhecidos ou fezes que ele encontra na rua no momento do passeio, pois são se sabe se aquelas fezes carregam alguma doença. Caso aconteça, leve seu pet à um médico veterinário de confiança para fazer exames e descartar qualquer problema.

 

Mas o que levou meu cão a ter esse hábito?

Existem alguns motivos e é bem difícil de precisar qual é o caso do seu pet, mas podemos trabalhar com eliminação. Vou listar algumas opções:

  • Pancreatite e problemas de absorção de nutrientes: Problemas no pâncreas podem causar uma má absorção da alimentação e com isso, o cachorro pode ingerir fezes para compensar a falta de nutrientes no organismo.
  • Verminoses: Isso porque podem diminuir a absorção de nutrientes pelo organismo e na ânsia por suprir estes nutrientes, os cães podem se alimentar de fezes que estão carregadas dos nutrientes que o organismo dele está precisando;
  • Fêmeas pós parto: Muitas vezes os filhotes acabam fazendo muita sujeira e as fêmeas comem as fezes dos filhotes para manter a higiene do local.
  • Sabor agradável: Muitas vezes se os níveis de carboidratos e proteínas estiver muito altos, as fezes podem se tornam mais palatáveis e atrair o animal. Por isso é importante manter uma dieta saudável e equilibrada para evitar essas situações;
  • Estresse e ansiedade: Quando o animal está muito estressado e/ou ansioso e não consegue extravasar toda essa energia de outra forma, ele pode adotar o hábito de comer fezes. Pode ser inclusive, uma forma de chamar sua atenção;
  • Raças predispostas: Nessa categoria, o Shih Tzu é campeão. Algumas raças podem ter predisposições genéticas para se interessar por fezes. O Pug e o Golden Retriever também entram na lista.

 

Como posso “tratar” a Coprofagia?

Como já mencionado antes, pode ser difícil tratar algo que não temos 100% de certeza da causa, mas sempre podemos tentar. As tentativas tendem a ser mais efetivas quando o hábito é recente.

E não se frustre se seu cão nunca parar, é da natureza.

Mas vamos lá! O primeiro passo é verificar causa comportamentais. Se seu cão fica muito tempo sozinho, tente levá-lo para passear mais vezes e brincar. E nunca o deixe sem guia, assim você pode evitar que ele consuma fezes desconhecidas. Muitas vezes apenas gastando mais energia o hábito desaparece.

Faça do cocô uma oportunidade de treinamento. Sempre que puder, observe seu cão e de recompensar, com um petisco muito gostoso, quando ele não comer as fezes.

E outra dica importante é: não deixe o cocô dando sopa, recolha o mais rápido possível. Mas não deixe o seu cão ver! Existem duas possibilidades: ou ele vai achar que você quer muito aquele cocô pra você e que é algo importante e vai passar a comer assim que defecar, ou ele vai achar que aquilo que sai dele não pode existir e vai comer como forma de te ajudar a manter  ambiente limpo. 

Outra coisa que acontece muito com filhotes que estão aprendendo a fazer às necessidades do lugar correto: ele fez cocô no lugar errado e você brigou com ele e o cão pode começar a comer as fezes para sumir com as “evidências”.

Vermífugo em dia e alimentação balanceada sempre podem evitar o hábito. O uso de florais também pode ajudar.

Por último e MAIS importante: consulte um médico veterinário. Ele é o profissional ideal para te recomendar como proceder, além de poder receitar algum tratamento específico caso haja necessidade. E lembre-se: não faça automedicação, você pode estar colocando seu animal em risco.

E aqui na Animal Farma você encontra Florais e tratamentos para cuidar do caso de Coprofagia do seu pet, você pode pedir por Whatsapp de forma fácil e rápida! Entre em contato com a unidade mais próxima de você.

 

Fique ligado nas nossas redes sociais para sempre se atualizar sobre a animais de estimação, saúde pet, manipulação veterinária e muitos outros assuntos. Siga a Animal Farma no Instagram e Facebook! Também faça uma visita em uma de nossas unidades e farmácias próprias e franqueadas:

 

  • Em Santa Catarina: Franqueadora Joinville Matriz América, Joinville Anita Garibaldi e Blumenau;
  • No Rio Grande do Sul: Canoas;
  • Em São Paulo: São Paulo Moema e São Paulo Tatuapé.

 

Até a próxima!