
Complexo Respiratório Felino: A “gripe” dos gatos
12 de abril de 2019
Infecção urinária em cães: 5 sintomas para ficar atento
14 de abril de 2019O que é a Micoplasmose?
A Micoplasmose, também conhecida como anemia infecciosa felina, é uma doença que se caracteriza muitas vezes por não aparentar sintomas, porém, se não tratada, pode evoluir para uma manifestação aguda resultando em uma anemia grave.
A bactéria que causa a Microplasmose, é uma bactéria em forma de coccos e epieritrocitário, e pode contaminar gatos de todas as idades e sexos.
Como é feita a transmissão e quais os sintomas?
A transmissão da doença ocorre pelo contato com o sangue de outro gato contaminado. Ou seja, picadas de ectoparasitas (pulgas) e brigas envolvendo arranhões e mordidas, são as principais formas de transmissão.
A Microplasmose nem sempre provoca sintomas. Cerca de 50% dos gatos diagnosticados estão clinicamente doentes, os demais são assintomáticos e diagnosticados em exames de rotina.
Também é importante lembrar que muitas vezes a doença fica inativa no corpo do animal infectado, e manifesta-se somente em momentos de estresse ou baixa imunidade do animal.
Por isso, é importante levar o seu gato ao veterinário sempre que possível e pedir check-ups rotineiros.
Nos animais que apresentam sintomas, é possível encontrarmos: anemia, depressão, febre, fraqueza, anorexia, perda de peso, mucosas hipocoradas, esplenomegalia e icterícia.
Tratamento
O tratamento da Micoplasmose é baseado em antibioticoterapia, corticoideterapia e tratamento suporte.
A qualquer sintoma acima, consulte o um médico veterinário de confiança, e com a prescrição e orientação dele em mãos, entre em contato com a Animal Farma mais próxima de você e faça um orçamento. Estamos em São Paulo (Moema e Tatuapé), Joinville, Blumenau e Canoas. É fácil e rápido! Tire uma foto da receita e nos envie por whatsapp agora mesmo!
Um abraço e até mais!